O Ministério da Educação (MEC) confirmou, nesta quinta-feira (8/5), que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será aplicada em 8 e 9 de novembro. As inscrições começam já na próxima segunda-feira (12) e vão até 23 de maio. Os estudantes devem fazer o cadastro pela internet.
A previsão é de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam - no ano passado foram 7,2 milhões. O valor da taxa é de R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. O prazo para o pagamento termina em 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes prestaram a prova, que é critério de seleção para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. A nota pode ser usada ainda para concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Além disso, o nota do Enem é pré-requisito para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destinam vagas em instituições públicas de ensino superior e técnico, respectivamente.
Desde o início do ano a Universidade de Brasília (UnB) também passou a adotar a nota do Enem - por meio do Sisu - para o ingresso de estudantes, em substituições ao vestibular do início do ano. Quem quiser participar da seleção da UnB do 1º semestre de 2014, também precisa se inscrever no exame até 23 de maio.
0 Comentários