Marconi Perillo: seu governo poderá até construir o VLT

A Eletrobrás e o governo de Goiás entraram em acordo e devem tentar privatizar a Celg este ano. A partir de agora, começam a formatar o processo de venda da companhia de eletricidade de Goiás. O mais interessado na privatização é o governo federal, por intermédio da Eletrobrás, mas setores do petismo goiano, para manter-se no ataque contra o governo de Marconi Perillo, do PSDB, colocam-se contra. Uma contradição evidente.

Ao governo de Goiás interessa vender a Celg por dois motivos. Primeiro, para evitar a alocação de mais recursos na sua reestruturação. Segundo, porque o Estado terá mais recursos para fazer investimentos. Até o VLT, que está se tornando uma lenda urbana, pode sair do papel. Num período de crise intensa, o governo federal e os governos estaduais não têm recursos para concluir obras de médio e grandes portes e muito menos começar outras.


Acredita-se, na base marconista, que o quarto governo do tucano-chefe será viabilizado pelo dinheiro da venda da Celg, possivelmente de 3 a 4 bilhões de reais. Se administrada de modo empresarial, sobretudo agora que sua tarifa tem valor de mercado, a Celg é lucrativa.